top of page

​Testes 

Faça alguns testes,e análises e veja se sua pedra é uma suspeita de meteorito.Lembre-se mesmo se os testes abaixo derem positivo,somente análises mais precisas em laboratório,podem comprovar a origem do mesmo.

Abaixo você encontra alguns testes e análises,em seguida se você achar que tem um meteorito envie uma amostra para a professora Maria Elizabeth Zucolotto.Temos também no final da página um formulário para envio de fotos de possíveis meteoritos.Ver fotos pode ser importante para vermos as possibilidades de ser ou não um ser extraterrestre!

DADOS BÁSICOS SOBRE METEORITOS:

 

Pedras de raio ou couriscos não são meteoritos:As pedras em formatos pontudos que segundo dizem aparece depois de um raio atingir o solo não são meteoritos e sim artefatos indígenas.
Meteoritos não são pedras pretas:Eles são escuros apenas por fora com uma fina película chamada de crosta de fusão. Por isso é muito importante que se veja o interior da pedra.
Meteoritos metálicos não são cor grafite:Os meteoritos metálicos por dentro apresentam cor de aço e não cor de grafite ou avermelhados como ferrugem.
Meteoritos são atraídos por ímã:Praticamente quase todos meteoritos são atraídos por ímã, mas não são magnéticos. Portanto se tua pedra não for atraída por ímã a não ser que tenha sido vista cair e apresente uma crosta de fusão não é meteorito.
Nem toda pedra atraída por ímã é meteorito:Existem muitos minérios e pedras terrestres que são atraídas por ímã, um exemplo é o basalto que é uma rocha terrestre preta e pesada que é atraída por ímã. Portanto pedras pretas por dentro não são meteoritos.
Meteoritos são pesados:Os meteoritos são em geral um pouco ou muito mais pesados que as rochas terrestres de mesmo tamanho.
Meteoritos não são radioativos:Apesar de ficarem expostos por milhões de anos aos raios cósmicos os meteoritos não existe o perigo de serem radioativos.
Meteoritos não são pedras bonitas:Se você encontrou uma pedra bonita e diferente mas que não possui um fina crosta de fusão por fora, ela provavelmente não será um meteorito
Pedras arredondadas e polidas não são meteoritos:Os meteoritos apresentam superfície áspera e com depressões nunca lisas, redondas e polidas como pedras de rio.
Meteoritos não são furadinhos:Apesar de apresentarem sulcos na superfície por dentro eles não são cheio de furinhos como uma esponja.

Se você acha que tem um meteorito envie uma amostra para:                                             

Professora Maria Elizabeth Zucolotto

Museu Nacional/Setor Meteorítica

Quinta da Boa Vista-São Cristóvão 

Rio de Janeiro-RJ

CEP:20940-040



Caso ainda tenha dúvidas:

Envie fotos do possível meteorito para o e-mail mezucolotto@globo.com, 

ou use o formulário logo abaixo para anexar fotos e arquivos.

 

Lembre-se também de nos avisar quando enviar amostras,por meio do formulário no rodapé da página.



 

Envie sua foto!

Usando o fomulário abaixo você pode enviar suas fotos de possíveis meteoritos,vendo estas fotos podemos ter uma melhor ideia

sobre ele,e das chances de ser.Caso tenha conseguido fotografar algum bólido você também pode nos enviar a imagem.

Lembre-se sempre de preencher todos os campos,e no campo mensagem especifique melhor sobre a imagem.

Analisando a parte externa

Quando o meteoroide entra na atmosfera,ele sofre um processo de fusão,nesse meio,grande parte do material se perde,daí o motivo de meteoritos serem mais raros ainda,com isso cria-se uma fina camada escura por fora do material,essa é uma das primeiras características a ser observada.Além disso meteoritos não costumam apresentar superfícies pontudas,com calombos,pois formatos pontudos seriam difícil de sobreviver nessa entrada na atmosfera.

Não há um formato único para os meteoritos,eles podem ser mais arrendondados,ou não.Em alguns casos,o meteorito pode apresentar sulcos,ou seja,a superfície externa parece que foi manuseada e foi deixado ''buracos'' de dedos.Em meteoritos ferrosos,esses formatos de dedos são bem evidentes.

A cor externa pode variar de tons preto-escuro até marrom brilhante,isso ocorre devido seu tempo na Terra.Se capturarmos um meteorito que caiu recentemente sua crosta de fusão será identificada com bem escura.Porém em outros casos,a crosta escura pode ficar marrom brilhante,isso ocorre devido processos químicos que ocorrem no solo.

Os meteoritos do tipo siderito,em sua maioria,não tiveram queda presenciada,e são encontrados muito tempo depois,em geral podem estar enterrados,nesse caso a superfície externa estará totalmente oxidada.

Um pouco mais sobre a parte interna

Para começar você deve ter uma sessão polida,nessa suspeita de meteorito.Você pode fazer isso lixando uma parte.O interior dos meteoritos,ao contrário da parte externa é mais claro,pode ter algumas manchas de ferrugem e não apresentam buracos ou vesículas.Pode ser notado grãos de metal,em casos de condritos,e em casos de sideritos,a parte externa apresenta uma superfície em cor de aço inox.

Porém,apesar de realizar estes testes,e derem positivos,o melhor a fazer é enviar uma amostra para o endereço acima.Só testes químicos,às vezes podem responder se é ou não um meteorito!Boa Sorte!

 

  • w-facebook
  • w-tbird
  • google+
bottom of page